segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Invicta.... Inbicta


Já vos falei do meu Porto??? Daquele Porto que por nunca ter sido meu tanto me pertence?
Adoro a "inbicta".
Antes de ter que passar vários dias na cidade do Porto a trabalho, achava o Porto uma cidade muito feia e nada hospitaleira. Ai o quanto estava enganada.
Hoje posso afirmar que já fui muito feliz no Porto e que se pudesse mudava-me para lá.
Uma cidade de sentido único, onde cada vez que nos enganamos nos vale 30 minutos para nos re-encontrarmos novamente e quase sempre procurando uma indicação a dizer LISBOA. lol
Uma cidade linda, nomeadamenta a Av. dos Aliados que está carregada de uma imponência fantástica. De noite então... tudo meticulosamente iluminado... e visto de Gaia ainda melhor.
Aqueles restaurantes e bares à beira rio cheios de vida e com preços tão acessíveis. Quase que pagamos o mesmo lá por um jantar à beira-rio do que por um almoço numa taberna cá.
Os comerciantes que estão sempre dispostos a ajudar mesmo que isso signifique não vender. Uma das ultimas que passei lá. Entrei numa drograria à procura de um corrimão e o Sr muito simpatico disse-me: "olhe menina, eu tenho mas se for ali a baixo (à concorrência) eles também têm e bendem mais barato". Lol. Em Lisboa, a outra loja até podia ser de um familiar que vocês iam ver se alguem indicava.
Adoro o Sr da pensão onde fico sempre que mesmo às 4 da matina nos vem abrir a porta com a cara mais simpática do mundo e que se lembra sempre de nós.
À minha querida Dª Teresa e Sr Zé (os donos do restaurante onde costumamos ir). Imaginem bem que no dia seguinte a ter chegado ao Porto, lá temos um belo de um bacalhau à bras e o 4 cores para saborearmos, como se fosse um velho regressar a casa.
Adoro o facto de toda a gente se cumprimentar na rua, a qualidade de vida, ver as pessoas quase todas bem vestidas e "aprumadas", não ver pretos (hehehehe, isto é mesmo uma mais valia pois trabalho num bairro deles).
Amo o Porto e quanto mais vou conhecendo mais me vou sentido dele...
Um muito grande bem haja para todos os Portuenses.

15 comentários:

  1. Pois é....eu já fui ao Porto, uma vez e foi de passagem. Pois fui com uma visita de estudo ver Serralves. Sem duvida é uma bela cidade, mas passei tão pouco tempo que não deu pa ver mais do que isso. Com o teu post se pudesse ia lá o proximo fds;)
    Jinhos

    ResponderEliminar
  2. Também gosto do Porto e de toda esta parte do Norte!

    ResponderEliminar
  3. Também já lá andei a passear e gostei, as pessoas são na minha opinião muito genuinas. bjs

    ResponderEliminar
  4. Este comentário é sem dúvida pertinente... em todos os aspectos.

    Subscrevo.

    ResponderEliminar
  5. Olá!
    Gosto muito da Foz.. É é verdade come-se bem e barato:=))

    Beijocas

    ResponderEliminar
  6. Ainda ontem lá estive!!
    Adoro o Porto, vim trabalhar para Lisboa à relativamente pouco tempo, mas fui muito feliz no Porto, 7 anos de trabalho por lá...
    Não sou nem do Porto, nem de Lisboa, mas tenho muita pena das oportunidades "morarem" em Lx... eu por mim voltava hoje ao Porto por tudo e mais alguma coisa que descreveste, quem diz Porto, diz o Norte em geral.
    Tenho 2 refugios, litoral alentejano e Norte-ADOROOOO

    ResponderEliminar
  7. Patrícia:
    eu também gosto do Porto, embora não conheça tão bem como gostaria...

    Tu agradeces aos portuenses e eu agradeço a ti pelo comentário deixado no meu blogue, pela atenção.

    Mudei a foto do blogue... agora dá-me lá a tua opinião... :P

    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Obrigada pelo bem haja e pelo elogio aqui a esta cidade linda! O Porto é mesmo um sitio encantador.. Não quero sair de cá nunca!!

    Beijinhos Patrícia..

    ResponderEliminar
  9. sim minha querida o porto e alias toda a zona norte é fantastica, tem uma animação natural, riem da tristeza e dançam sobre as catastrofes... são mesmo fantasticos os nortenhos... tal como tu já fui muito feliz a norte, não só na zona do porto mas tambem no minho... ho melgaço meu doce melgaço :D

    mas vou-te puxar as orelhas... pretos! acredita há pessoas fantasticas na comunidade africana, alias como em qualquer comunidade, sejá ela preta, branca, amarela, vermelha... o meu amor é cabo-verdiano e é das melhores pessoas que conheço.... e embora tenha nascido numa zona interior do pais onde pretos é raridade a verdade é que sempre tive um amigo negro, e tenho grandes momentos com eles...

    beijokitas doces

    ResponderEliminar
  10. O Porto tem mesmo coisas fantástiacs! ;)

    ResponderEliminar
  11. Marlene: Minha querida já tinha saudades dos teus comentários. Perdoa-me se te ofendi, não era essa a minha intenção. Na realidade também tenho amigos pretos, mas a verdade é que tu por viveres numa outra zona vives uma realidade da "comunidade africana" como lhe chamas, diferente da minha. Os arredores de Lisboa estão carregados de gente preta, de cor (como preferirem, não é ofensivo de forma alguma) e eles arranjam muita confusão. É assaltos, violações, roubos, pancadaria e sobretudo mau ambiente. Atiram sacos do lixo pelas janelas, mandam preservativos usados para cima dos carros, enfim... é mesmo muito mau. E chegar ao Porto e aliviar as vistas, desculpa-me, mas é do melhor.

    ResponderEliminar
  12. O Porto é uma cidade linda e os portuenses são do melhor que há, como pessoas.
    O grande mal do Porto é ter um FCP e uns quantos "Pintos da Costa", que só lhe servem para para lhe denegrir o bom nome. Mas nisso Lisboa não lhe fica atrás.

    Bjs.

    ResponderEliminar
  13. ho minha querida patricia não vi como ofença, nem nada do genero e estava em tom de brincadeira quando escrevi. bem essa tua realidade é lamentavel e bastante desagradavel. infelizmente ainda há pessoas sem civismo algum, e isso é uma nódoa num pano claro, e depois claro todos levam por tabela... mas não te deixo sem resposta, aqui na minha pasmaceira existem cenas "identicas" por exemplo no predio da minha prima há uma moradora que simplesmente mete as fezes do cão a porta dentro de sacos durante dias. acho que parte do civismo e higiene de cada um e infelizmente ainda há pessoas nojentas neste mundo...

    desculpa a ausencia, mas não tenho tido grande tempo, mas sempre que posso passo por aqui :D
    beijokinhas grandes, um bom dia para ti

    ResponderEliminar
  14. O Porto acolhe, é essa a principal característica que temos. E a humildade com que se recebe Lisboetas, Algarvios, Madeirenses... Só trocaria o Porto se fosse para o estrangeiro, mas nunca por nenhuma outra cidade Portuguesa!

    ResponderEliminar