sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Continuo com saudades

" - Tenho tantas saudades dela.
- Porque não lhe ligas para irem beber um café?
- Eu? Ligar? Para quê? Já sei qual será a resposta. Ela vai ter coisas marcadas, vai estar cansada ou não lhe vai apetecer. É sempre assim.
- Mas diz-lhe para passar lá em casa, assim sempre está contigo e com o menino."

A minha reacção seguinte foi esboçar um sorriso, para esconder a lágrima que teimava em querer sair.

" - Estou nesta casa há 1 ano e ela só lá foi 4 vezes.
- Mas eu já fui lá mais vezes que isso.
- Tu e toda a gente."

Às vezes gostava de saber lidar com isto, às vezes gostava de saber ignorar isto, às vezes gostava de ver o lado positivo. Mas não consigo. Nunca consigo.
Familia não escolhemos. Mas escolhemos a relação que mantemos com ela.
E neste caso, a minha familia escolhe constantemente não manter relação comigo. Sou sempre a complicadinha. Se faço é porque não deveria ter feito, se digo não deveria ter dito, se apareço é porque vim num mau momento. Se convido é porque já têm coisas marcadas ou falta de vontade. Se peço é porque é em cima da hora. Enfim... E depois sou a incompreensível, que não percebo que eles têm a vida deles, que eu sou uma sortuda porque trabalho por conta própria e que não percebo o que é trabalhar. Que gosto de "laurear a pevide" e que não entendo que os outros sejam diferentes.
O problema provavelmente até pode ser meu. Mas a questão fundamental é esta:

Como é que em 365 dias só têm disponibilidade de partilha das minhas vontades, sei lá 6 dias por ano???

E depois ainda sou mais uma vez criticada porque nunca lhes ligo, porque só me dou com a outra parte da família, ou com os meus amigos, etc.... Eu sou humana e vivo, respiro e comunico nos outros 359 dias. E francamente, nestes 359 dias tenho pessoas que passam muitos deles comigo. Que se preocupam e que podem estar. Porque escolhem estar comigo.
Gostava muito que olhassem para mim, que escolhessem estar comigo pelo menos 1/3 destes 365 dias. Mas nunca escolhem.
Nunca escolhem. E a minha vida segue... sem vocês. Cada vez mais sem vocês. Cada vez mais com menos de vocês.

8 comentários:

  1. Mas tenta, ao menos não ficas a pensar que não tentaste!

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Familia por vezes é assim...
    Mas não a pudemos escolher....
    Temos de aprender a conviver com ela:=))))

    Beijocas
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Eu nao faço fretes a ninguem. Se nao me sinto querida, não faço visitas.

    ResponderEliminar
  4. Eu sou como a S*, não faço fretes e não gosto que o façam comigo, quem está comigo, está porque quer e tem que saber estar.
    Caso não estejam nestas condições... ignoro, se realmente se queixam, faço-lhes ver directamente os porquês da minha atitude/afastamento

    ResponderEliminar
  5. estou sem palavras... gostei muito do texto..

    Um beijinho
    Eduarda
    Be in ♥ love

    ResponderEliminar
  6. "Alinho" na opinião dos "fretes".
    Faço uma, duas, no máximo três tentativas e depois "caguei".
    Mas é triste.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Pois é, fazer frete é mau. Mas e quando é familia chegada? aí é que está a dificuldade de aceitação. Realmente não sei o que é isso miga, boa sorte, pode ser que este jantar que se aproxime seja o principio de muitos;)
    Jinhos

    ResponderEliminar