terça-feira, 18 de agosto de 2009

O que será?

O que será que muda? Será que sou eu? És tu? É a perspectiva? É a ambição? É o querer mais?
Pois, provavelmente é o querer mais.
Somos humanos e os humanos querem sempre mais.
Não importa o que se conquistou mas sim o que há para conquistar. Não aprendemos a dar valor ao que a vida se nos apresenta mas sim a desejar tudo aquilo que não se tem. E o desejo de querer mais tem como limite o infinito.
Somos portanto pessoas de batalhas, de conquistas e de vitórias!! Mas sem reinado. Porque sempre que chega a nossa hora de reinar aparece outro desafio, outra guerra. E a nossa vontade de conquista, a nossa necessidade de provar que somos lutadores e batalhadores, impede-nos de saborear a bonança, empurrando-nos de batalha em batalha tal qual saltimbancos.
Sempre que dominamos e conhecemos o território deixamos de aprender com ele e perdemos o interesse. Se calhar fazêmo-lo porque perdemos há muito o interesse em nós próprios.
Será que investimos em tudo porque já desistimos de nós? E será que desistimos de nós ou de nós próprios?
Será que o erro é meu? Será teu? Será da perspectiva? Será a ambição? Será o querer mais?
Provavelmente é o querer mais. É o achar que merecemos melhor e que conseguimos ter melhor.
O busilis está em que sempre que temos o melhor não conseguimos viver com ele. Procuramos falhas, bugs, defeitos e partimos em busca de melhor. E sempre que o encontramos repetimos este processo.
Mudei-te! Mudaste-me! Transformaste-me numa outra pessoa e eu fiz o mesmo contigo.
Mas agora... agora és diferente. Agora somos diferentes.
Nunca parei para pensar que se te mudasse teria que viver com as tuas diferenças. Provavelmente também não pensaste.
Nunca pensei que eram as nossas diferenças que nos uniam. Mas tu sabias disso. Sim sabias, sabias e dizias "eu não te quero mudar porque gosto de ti tal como és...".
Mas provavelmente eu mudei-te ou tu mudaste e estas palavras que sempre marcaram a diferença, são agora a diferença.
E são a diferença, porque são a ausência. Ausência de palavras, de pensamento e de sentimento por este príncipio que marcava a diferença.
Mas sabes o que sei? Sei que esta guerra não ganhámos, nesta guerra não somos os melhores, nesta batalha não conquistámos e por isso talvez reinemos.
Provavelmente com perseverança, com esforço e dedicação talvez reinemos.
Mas será que queremos reinar???
Não sei! ... Não sabes!... Mas juntos sabemos!

4 comentários:

  1. Certamente que vão reinar.

    Toda a gente diz que nao quer que o parceiro mude... mas no fundo, no fundo, bem que podia mudar umas coisinhas. lol

    ResponderEliminar
  2. Só vejo uma mudança possível quando um amor é verdadeiro. É o tornar-se uma pessoa melhor. Não uma pessoa melhor para a pessoa que amamos mas para nós mesmos e para o mundo que nos rodeia. E não falo da eliminação de defeitos, mas da sublimação das qualidades.
    Os defeitos permanecerão de vigília mesmo que se tente anestesiá-los.
    Falo do atingir uma loucura que de tão louca quase dá paz, mas sem nunca dar.
    A essência, essa, nunca muda. É apenas uma ilusão. Quando se ganha consciência dos defeitos do "outro" e se chega à conclusão que não se conseguirá suportá-los tenta-se, não raras vezes, proceder a uma lavagem d'alma. Tenta mudar-se aquilo que não se gosta como se fosse um self-service em que pode escolher-se aquilo que se põe no prato.Quando alguém abdica de ser quem é por outrém não demonstra grande amor. Nem pelo outro e, muito menos, por si mesmo. Eu cá continuo a acreditar que num grande amor, no grande AMOR, não há espaço para isso. Amam-se simplesmente. Tudo. Com tudo.

    ResponderEliminar
  3. Tudo de mim. Ou quase: Todos nós mudamos, todos alteramos a nossa forma de ser e estar ao longo da vida, ao longo das relações. Eu não digo que as diferenças sejam piores, são apenas diferenças. E por mais que muitas vezes desejemos as diferenças, a realidade é que nem sempre sabemos lidar com elas.

    ResponderEliminar
  4. Todos mudamos ao longo da vida. Porque crescemos, porque queremos ser melhores, ou para agradar a alguém (sim, agradar a alguém). Temos de saber lidar com o nosso crescimento e com o de quem gostamos. Com muito respeito, confiança e carinho.
    Bjinhos***

    ResponderEliminar