quinta-feira, 2 de julho de 2009

Rectificação

Boa noite caros leitores,

Em referência ao comentário do Fred Eat Cock no meu post anterior sobre calinadas, mais concretamente no que se refere à frase

"A mãe de Martim, Ana Rita, já tinha entregado um requerimento à juíza ..."

fez-me pesquisar e muito embora me recorde de não ter aprendido na escola a pronunciar isto desta forma, a verdade é que a mesma se encontra correcta.

Peço desculpa pelo lapso e vou explicar o fundamento para se pronunciar tinha entregado e não tinha entregue como eu pensava ser.


A dúvida pode surgir porque estes verbos têm dois particípios passados, um regular, com a terminação em -ado ou em -ido (aceitado, entregado, elegido), e um irregular, reduzido (aceite, entregue, eleito). Existindo as duas formas, vamos, então, ver em que situações se utilizam.
A regra é esta: usa-se o particípio passado regular quando o auxiliar é o verbo ter, e o irregular quando o auxiliar é o verbo ser ou o estar.

4 comentários:

  1. Ora ainda bem que voltas ao assunto, porque eu tinha uma resposta e não sabia o que fazer com ela. Não queria entrar em conflito deixando aqui um comentário e muito menos escrever um post sobre o assunto, o que ainda poderia dar azo a mais confusões e não era essa a minha intenção.

    Na realidade eu só dei pelo erro por ser um dos muitos portugueses que usam a forma errada e estar, constantemente, a ser corrigido pela minha professora privada e de estimação e embora não seja nada que possa vir a acabar com a crise nos próximos seis meses, os erros sempre vão servindo para tirar dúvidas e aprender.
    Como disse, não sou especialista na matéria, mas gosto de saber "os porquês" e uma das minhas paixões era ter seguido algo dentro do ramo da linguística. Não deu, paciência... cá está a descendência para usufruir das ferramentas que o nosso trabalho lhes proporcionou e dou-me por muito feliz que assim seja.

    Então cá vai a resposta da prof, que me parece em tudo idêntica à que obtiveste nas tuas pesquisas.

    Verbo entregar é irregular, no que diz respeito ao particípio passado. Assim, tem duas formas para este tempo verbal: "entregue" e "entregado". A regra é esta:

    Ser/Estar entrgue: A chave foi entregue. /A chave está entregue.
    Ter/Haver entregado: A mulher tinha entregado a chave./A mulher havia entregado a chave.

    No entanto, a forma "entregado" caiu em desuso, sendo muitas vezes ignorada e subestituida (erradamente) por "entregue" (ter entregue). A forma com o verbo "haver" geralmente não é usada de todo.

    Do mesmo modo que "entregado", há outros exemplos:

    Ser/Estar morto
    Ter/Haver matado

    Ser/Estar limpo
    Ter/Haver limpado (não se usa)

    Ser/Estar impresso
    Ter/Haver imprimido

    No fim, a parte cómica disto tudo, era o meu comentário estar cheio de erros (lol).

    Bjs.

    ResponderEliminar
  2. Por acaso estava certo, mas deve mesmo ter sido por acaso, porque há "praí" jornalista que mal sabe ler.
    Adeus, vou de férias e só te volto a chatear em Agosto.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Essa também é uma coisa que me confunde.

    ResponderEliminar
  4. Exacto, nem precisei dizer até porque tu és super hiper mega inteligente e chegaste lá!!!

    Correctiximo, até é bom andar na Faculdade, aprende-se alguma coisa:)))

    ResponderEliminar