quinta-feira, 2 de julho de 2009

Calinadas a bom português

Notícia do site http://diario.iol.pt/

"A mãe de Martim, Ana Rita, já tinha entregado um requerimento à juíza ..."

"Logo de seguida, Gonçalo Amaral, sustenta a acusação, «desferiu-lhe diversas socos no abdómen e bofetadas na face ao mesmo tempo que lhe dizia para indicar onde estava a Joana"

Bem nem quero imaginar como deve ter sido doloroso levar diversas socos e bofetadas na face (era bem pior se fossem bofetadas no rabo)

"Charles Darnell, o dono da serpente, que se enroscara no pescoço da menor apunhalou o bicho e conseguiu separá-lo da criança, tendo em seguida chamado as urgências médicas."

Será que nínguem explicou a esta gente que quando uma informação é colocada entre virgulas, é porque apenas adiciona algo de relevante mas não muda o sentido da frase, podendo a mesma ser lida sem essa informação????!!! Ou seja: Charles Darnell, que se enroscara no pescoço da menor...

4 comentários:

  1. Calinadas de jornalistas, são o pão-nosso de cada dia, no entanto tenho dúvidas na primeira.
    Aguardo explicação fundamentada de Prof de português.

    ResponderEliminar
  2. eu aprendi que o que tu metes entre virgulas é porque podes por no inicio ou no fim da frase e mesmo assim continuar a fazer sentido.

    mas sei la, todos os anos muda alguma coisa na língua portuguesa que fica difícil saber quem aprendeu bem e quem aprendeu mal.
    quando tiver filhos tenho que ir fazer uma reciclagem de português para os ensinar, é porque com o tratado já nem sei o que leva acentos e o que não leva.

    ResponderEliminar
  3. Gaijinha para que conste "A mãe de Martim, Ana Rita, já tinha entregado um requerimento à juíza ..." não está errado e agora tu dizes claro que está e eu volto a dizer-te que a frase está correcta.
    Segundo a minha professora Susana Pereira de Sintaxe e Semântica, o verbo entregar está bem empregue na frase e nós é que pensamos que não pode ser dito desta forma, mas na verdade pode, tal como a carta foi imprimida ou impressa, pode ser dito das tuas maneiras.

    ResponderEliminar