segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Os dias de hoje

Educar um filho é uma das tarefas mais complicadas daqueles que optam por ser pais. Não pais daqueles que só se limitam a contribuir genéticamente, mas sim dos pais que se disponibilizam a fazer parte activa da vida do novo ser. Esse mesmo ser que eles próprios geraram, ou que adoptaram com amor e carinho.
E nesta árdua e fantástica tarefa de educar tentamos dar o nosso melhor. Não somos pais perfeitos, nínguem o é. Mas podemos ser bons pais imperfeitos.
E ensinamos os valores que temos, aqueles que nos foram transmitidos pelos nossos próprios pais e familiares directos, como também aqueles valores que adquirimos ao longo da vida e ainda todos os outros que fomos moldando com a nossa experîência.
Mas o que quero dizer é que se eu, mãe de um bebé de 4 anos, me sinto uma estranha neste mundo quando ponho em prática os meus valores, que será do meu filho se os aprender e puser em pratica?
Hoje em dia, as pessoas passam umas pelas outras na escada e não cumprimentam, as pessoas recebem algo e não agradecem, as pessoas não dizem "de nada" quando alguém lhe diz "obrigado". As pessoas não se cumprimentam mais quando se vêm com 2 beijinhos ou um aperto de mão (no caso de pessoas mais chegadas). As pessoas são convidadas para qualquer coisa e não dão uma palavra de volta. Não recusam o convite, não o aceitam, mas também não dizem nada. É suposto quem convida fazer o quê? Não existe mais aquele respeito pelo próximo, espírito de entre ajuda, é só ver quem consegue lixar o outro primeiro. Os mais novos tratam indiferencialmente todos os mais velhos por tu, como se tivessem sido todos colegas de escola. Enfim... podia ficar aqui a mencionar inumeros situações as quais assisto com muita frequência.
Mas o que me preocupa é... se eu já me sinto estranha, o meu filho sentir-se-á com certeza um Alien.

6 comentários:

  1. Olá Patrícia!
    Apesar de entender perfeitamente o que dizes quanto à falta de educação e apesar de ter ficado algumas vezes arrependido por ter cumprimentado alguém por a pessoa não ter retribuído,também acho que(felizmente) existem ainda pessoas muito simpáticas.Eu vim estudar para Lisboa e notei que aqui as pessoas são como robots, ninguém diz "bom dia" ou um simples "com licença" quando querem passar.De onde eu venho toda a gente se cumprimenta nem que seja com uma cara ensonada e mal disposta.

    Beijo!

    ResponderEliminar
  2. E quando nos cumprimentam e não fazemos a mínima ideia de quem é a criatura?! Retribuímos, ficamos embasbacados, fazemos de conta que não foi connosco...? E quando achamos que nos cumprimentam mas afinal era para quem estava atrás de nós?! Desculpa, talvez alguma falta de contexto, mas já me aconteceram as 2 situações.

    ResponderEliminar
  3. JP: Sim é verdade. Felizmente ainda existem pessoas simpáticas e acima de tudo educadas.

    Sindrome dos 30: LOL. Nunca tinha pensado nisso por esse prisma.

    ResponderEliminar
  4. Bom, falei disso bem recentemente no meu blog. Copiona!!! Estou a brincar, foi por outro prisma, e digo-te que tens razão em muitas coisas que dizes. Infelizmente...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Era suposto nós irmos mudando, à medida que o Mundo muda. O problema, quanto a mim, é que o Mundo muda tão depressa, que se torna dificil acompanhar a mudança.
    Talvez por isso sejamos, cada vez mais, seres completamente desajustados e com dificuldade em entender o que nos rodeia.

    Beijo

    ResponderEliminar
  6. Tenho um post pronto acerca dos filhos, o ser filho com família ou apenas pai e mãe e a sua educação, um dia destes publico.
    Compreendo perfeitamente o que dizes, sempre me foram transmitidos certos valores que muito prezo e que hoje em dia vejo haver muita falta em miúdos e graúdos!!
    Quanto aos cumprimentos... basta até lembrar cruzarmo-nos com o vizinho no elevador e darmos os bons dias... e nem sequer obter um "ai" da outra pessoa.

    ResponderEliminar